A Escrituração Fiscal Digital – EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.
Maiores Detalhes: Portal SPED FISCAL
Acompanhe abaixo as principais opções para gerar o arquivo do SPED FISCAL, algumas opções depende de movimentações de outros módulos de SINPROD.
Período: Período dos movimentos das Notas Fiscais (Entradas e Saídas.), preencha o período inicial e Final.
Gerar Inventário do Período: Utilize essa opção, para anexar ao arquivo do SPED, o inventário deve estar finalizado para que você consiga gerar o arquivo.
Utilize esta opção, para anexar os registros do bloco K no seu arquivo do SPED FISCAL, Selecionando esta opção o SINPROD vai gerar os seguintes registros.
Importante: O inventário do período deve estar finalizado, para que o arquivo seja processado corretamente.
Você deve escolher entre uma das duas opções ICMS/IPI ou PIS/COFINS para gerar o arquivo Base do seu SPED.
EFD ICMS/IPI: Obrigatório para contribuintes do do ICMS/IPI.
EFD PIS/COFINS: Obrigatório para contribuintes do do PIS e COFINS.
Não é possível gerar o arquivo do SPED FISCAL, com as duas opções de escrituração, se sua contabilidade solicitar as duas informações, deve ser gerados os dois arquivos.