Gerenciador da Reserva de Materiais

Funcionamento

Através deste gerenciador, é possível analisar o estoque, processar a reserva do estoque e liberar o estoque reservado. Disponibilizamos dois filtros para este gerenciador, Pedido e Ordem de Produção.

No filtro Pedido, são disponibilizados grupos para análise das informações, que são: Pedidos, Estoque, Compras e Ações.

Grupo Pedido:

• Mostra a quantidade prevista no pedido e requisitada para produção.

Grupo Estoque:

• Mostra o estoque disponível, reservado, mínimo e lote de compra.

Grupo Compras:

• Mostra a quantidade disponível (Reposição de Estoque), Solicitada (Solicitação Interna) e Comprada (Ordem de Compra).

Grupo Ação:

• Mostra a quantidade a reservar do estoque, comprar (Cria uma Solicitação Interna) e Requisitar (Cria uma Requisição de Produção).

Para utilizar as funções de análise, processamento e liberação é necessário selecionar o material. Isso pode ser feito de forma individual ou total.

Abaixo um vídeo demonstrando a usabilidade do gerenciador da reserva de materiais.

Acesso: Suprimentos -> Reserva de Materiais.

Abaixo um vídeo demonstrando a função de liberação.

Utilize este recurso para desfazer a reserva de um ou mais produtos, após a liberação ele terá seu vinculo apagado e ficará disponível para um novo processamento.

Nos vídeos acima nota-se que o filtro aplicado é pelo Pedido mas o funcionamento é o mesmo para Ordem de Produção, basta alterar o filtro antes de iniciar a análise.

Para que os componentes da Ordem de Produção sejam listados é necessário ter a liberação do Desenhista/Projetista conforme configuração do parâmetro 166, então o responsável pelo PCP ou Almoxarifado poderá tomar as devidas providências.

Um detalhe do filtro pedido é o Grupo OPD, nele contém as informações referentes a Ordem de Produção.

Grupo OPD:

• Mostra a quantidade prevista, à comprar, baixada e compra antecipada (componentes antecipados pela engenharia).

Grupo Ação:

• Mostra a quantidade a reservar do estoque, comprar (Cria uma Solicitação Interna).

Atalhos:

• F4 – Fecha informações do item.
  • F5 – Abre informações do item.
  • F6 – Seleciona todos os itens.
  • F7 – Desmarca todos os itens selecionados.
  • F8 – Analisa os itens selecionados.
  • F9 –  Processa os itens selecionados.
  • F10 – Libera os itens selecionados.

Legenda:

• Cor Verde na coluna Disponível do grupo Estoque, significa que existe quantidade disponível em estoque para ser utilizada;
  • Cor Azul na coluna Reservar do grupo Ação, significa que o sistema irá reservar do estoque disponível;
  • Cor Roxa na coluna Reservar do grupo Ação, significa uma reserva parcial do estoque e provavelmente será solicitado compra do saldo;
  • Cor Laranja na coluna Comprar do grupo Ação, significa que será necessário comprar o material;
  • Cor Laranja na coluna Solicitado do grupo Compras, significa que existe uma solicitação de compra do material;
  • Cor Amarelo Escuro na coluna Comprado do grupo Compras, significa que existe uma ordem de compra criada para o material;
  • Cor Amarelo Claro na coluna Compra Antecip. do grupo OPD, significa que existe uma ordem de compra criada para o material.

Ainda ficou com dúvida? Entre em contato com o nosso suporte técnico clicando aqui.