Estoque de Terceiros

O que é?

O estoque de terceiros é um controle onde algumas  indústrias optam por delegar à um terceiro parte do seu processo produtivo, e para isso necessitam ter um controle de terceiros eficiente para acompanhar esse procedimento. O processo de industrialização por terceiros também pode ser chamado de industrialização por encomenda, industrialização por conta e ordem ou triangulação.

Acompanhe abaixo, como configurar o SINPROD e o funcionamento dessa rotina.

Configurações

Antes de iniciar as configurações devemos entender que existem dois ambientes o ‘Estoque de Terceiros em Meu Poder’‘Estoque Próprio em Poder de Terceiros’, para entender melhor acompanhe as explicações abaixo.

Estoque de Terceiros em Meu Poder

Nessa situação você é o industrializador, onde está em posse de estoque de clientes, que após o final do processo de industrialização deverá devolver o produto.

Estoque Próprio em Poder de Terceiros

Nesta outra situação, você é o cliente, onde você envia para o seu fornecedor a matéria prima a ser industrializada, neste caso o SINPROD te concede o controle do seu estoque em posse de terceiros.

Configuração de CFOP

Para os CFOP’s de saída será necessário configurar o mesmo para entrar no fluxo de remessa, para isso acessar: ‘Comercial>Configurações>Natureza das Operações Fiscais’, pesquisar o CFOP e marcar a opção [Remessa].

Obs: Essa opção só deverá ser marcada nos CFOP’s do tipo Saídas de Remessas!

Configuração de Comandos

Será necessário configurar dois comandos para atender o fluxo de movimentos de estoque de terceiros, um comando para o Retorno de Industrialização e o outro para a Remessa para Industrialização.

  • Retorno de Industrialização (Para utilização nas entradas, dos retornos de industrialização).

 

  • Remessa para Industrialização (Para utilizar, nas entradas de industrialização onde o estoque do material é de terceiros).


Funcionamento

Nota Fiscal de remessa para Industrialização

Remessa para industrialização é a operação pela qual determinado estabelecimento remete insumos (matérias-primas, produtos intermediários ou material de embalagem), real ou simbolicamente (remessa direta pelo fornecedor dos insumos), para outro estabelecimento para que este execute a operação de industrialização. O estabelecimento que promove a mencionada remessa é denominado autor da encomenda, ou encomendante.

Características da nota fiscal

Finalidade: Remessa 
Faturamento: Sem Faturamento
CFOP: CFOP de remessa para industrialização, (Este CFOP deve estar definido como remessa nas configurações do CFOP)

Acompanhe abaixo o lançamento de uma nota fiscal de remessa para industrialização.

 

Após salvar o produto na nota fiscal, já é possível consultar o mesmo no cadastro de produtos, na aba estoque de terceiros.

Entrada retorno de Industrialização

Essa nota fiscal, tem a finalidade de criar a movimentação de devolução, movimentar o estoque do produto recebido, e remover os registros da aba estoque de terceiros no cadastro do produto. Para o funcionamento, é obrigatório o uso do ‘comando de Retorno de Industrialização’, explicado acima nas configurações de comando.

Aba Remessa

Durante o processo de entrada da nota fiscal, acessar a aba Itens/Serviços e a sub aba Remessa, Clicar no botão Adicionar , e pesquisar no campo Nota Fiscal a nota fiscal de remessa para industrialização.

Verificar Imagem abaixo.